sábado, 15 de março de 2014

As Pessoas não são coisas

Por José Luís Nunes Martins
publicado em 15 Mar 2014 

A dignidade de cada ser humano mede-se pela sua capacidade de reconhecer que uma pessoa é em si mesma um fim, nunca um meio. Tratar o outro como uma coisa, um instrumento, é não lhe reconhecer o seu valor fundamental. A sua dignidade essencial.

Ser humano é apenas um estado intermédio entre o animal e a pessoa... ao humano falta criar-se enquanto ser único e irrepetível. Ser pessoa é cumprir o projeto de si (que talvez exista desde muito antes de nascer...), assumindo a capacidade crítica que lhe permite conhecer o bem e o mal e a partir daí realizar-se. Sem se ficar por intenções. 

Há muita gente impessoal, adiada, que se esforça por se parecer com os outros... frágeis e cobardes que se esquecem de construir a sua personalidade, que nunca é um dado adquirido, mas sempre uma tarefa a realizar...

Intimidade imensa, mistério profundo, cada um de nós é um universo secreto cheio de estrelas por entre as trevas. Cada homem, à imagem e semelhança de Deus, deve ser criador. Autor de si mesmo... Original, verdadeiro e autêntico.

A construção da identidade pessoal faz-se pela abertura do eu ao outro, ao mundo, pela capacidade que tenho de, mais do que me envolver, de me comprometer, assumindo para mim alegrias e tristezas que, na origem, não são minhas. Será esta a dinâmica que permite a (re)construção de um mundo melhor. Só há pessoa dentro de uma vida partilhada e comunitária.

O outro é sempre um fim. A única pessoa que pode ser tida como um meio sou eu... Quando me faço instrumento da felicidade daquele a quem for capaz de me dar.   

Um abraço é a forma mais simples de chegar ao que está por detrás das máscaras. À substância que ama e é amada. À real presença de um nós.



p.s: Continuo a preferir o antigo Acordo Ortográfico!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blog Nous Aeon está aberto a comentários. Deixa aqui o teu: