domingo, 5 de agosto de 2012

Signo Caranguejo






                                                                      Caranguejo

                                                               21-Junho a 22-Julho
                                                     Sonhadores * Sensíveis * Amorosos


É o mais sensível, romântico e divertido de todos os signos


O 4º signo do Zodíaco

Planeta Regente: Lua
Exílio: Saturno
Exaltação: Júpiter
Queda: Marte

Elemento: Água
Qualidade: Cardinal
Príncipio: Passivo
Polaridade: Feminino

Parte do corpo: Peito, Estômago, Útero
Estação do ano: Verão
Incensos: Alfazema e Violeta
Pedras: Turquesa
Dia: Segunda
Metal: Prata
Pedra: Pérola
Cor: Prateado, Branco, Cinza-Pérola
Erva: erva-doce
Condimento: noz-moscada, coentros
Flor: Rosa branca, lírio
Perfume: Flor de Laranjeira

Verbo: “Eu sinto”
Frase: "Tradição, família e propriedade."
Regência astrológica de: Lua
Regência cabalística de: Yesod

Principais Características: Sentimento - sensível, empatia, introvertido, protector, sincero, tímido, irracional, fiel, possessivo, ligado ao passado, instável, sonhador,, agressivo, pessimista, mal-humorado.

O seu lema? A maré vai mudar.

Caranguejo é o signo profundamente místico. O misticismo de Caranguejo deriva, em parte, de Júpiter, o planeta de expansiva compaixão e generosidade, porém, mais ainda de Neptuno, a mais elevada oitava de Mercúrio e o planeta da divindade. O Solstício de Verão no hemisfério norte (Inverno no hemisfério sul) acontece quando o Sol entra neste signo e a estrela fixa Sírius, azul-brilhante-esbranquiçada, derrama a sua influência espiritual em grande quantidade sobre a Terra. Como signo da mãe cósmica, Caranguejo é o portal através do qual os egos humanos vêm para renascer. Com a influência de Júpiter, as artes criativas são especialmente inspiradas nesta estação, enquanto que Neptuno faz desse período o mais propício para as almas iluminadas passarem pelos portões da luz para o mundo interno e lá experimentarem a vida imortal. Um dos três princípios do ser tríplice do homem é governado pela Lua, por Júpiter ou Neptuno. Nas suas correlações, a Lua está relacionada com o corpo físico, Júpiter com a alma e Neptuno com o espírito.
A Lua significa geração; Neptuno exaltado em Caranguejo significa regeneração. A transmutação da geração em regeneração é o novo nascimento sobre o qual Cristo falou a Nicodemus quando se dirigiu ao Mestre “durante a noite”. A palavra-chave bíblica de Caranguejo encontra-se nas palavras de Cristo: “Enquanto o homem não nascer novamente, não verá o Reino de Deus... Enquanto o homem não nascer da água (Lua em Caranguejo) e do espírito (Júpiter em Caranguejo), não poderá entrar no Reino de Deus (Neptuno em Caranguejo)”. Todos os homens conhecem o nascimento natural sob a Lua em Caranguejo, mas poucos aprenderam a percorrer o “estreito e apertado caminho” da renúncia da carne e dedicação ao espírito implícito na exaltação de Júpiter e Neptuno em Caranguejo. Porém, esta é a única e verdadeira chave à elevação da consciência, pela qual o homem é levantado do nascimento natural ou “da água” para a divina expiação do nascimento “do fogo” no espírito.


A 21 de Junho de cada ano, dá-se o início do solstício de Verão. O número «4» ou o correspondente simbolístico, Caranguejo, representa a evolução daquilo que nasceu, o despertar de uma consciência. Da relação entre o número1 – Carneiro, e o número 2 - Touro, gerou-se uma união (o número 3, Gémeos), que resulta numa nova forma de vida embrionária: Caranguejo. Traduz a própria essência da multiplicação, assim como a força da lei «causa-efeito» que tudo governa no universo. É um símbolo da mais nobre das forças: a gestação, leito onde nasce a vida, berço onde uma consciência começa a existir. O caranguejo é uma ponte entre o presente com o passado, ao contrário de Sagitário, uma ponte para o futuro. Preocupado com o futuro, mas com um olho no passado, é um signo de silêncio, de auto-protecção: a semente precisa de estar rodeada de cuidados para poder germinar na protecção do escuro, longe dos olhares e dos comentários. Daí dizermos que quando um projecto está a ser criado, é melhor guardar segredo, não expôr a notícia ao mundo, aguardando que ela rompa a terra e mostre os seus primeiros galhos verdes. Esta é a natureza de Caranguejo. E para cumprir essa função, de sentir o que é preciso, torna-se um eterno sonhador, sedentário e apegado em demasia à pátria, à família ou às tradições; cheio de manias que considera fundamentais, ou inibe-se, tornando-se resignado e melancólico. É a chave do «despertar», da «consciência». No verão, a maturação dos frutos conclui a primeira fase do ciclo vegetal, e a Natureza retorna a um estado passivo: as características femininas expressam-se na sua máxima força, com a regência da Lua e a exaltação de Vénus. A espera pela colheita, altura em que a foice cortará a vida dos campos, gera uma nostalgia pelo Passado, e extingue todos os impulsos agressivos (queda de Marte), e reduz a capacidade de decisão (exílio de Úrano) e de racionalização (exílio de Saturno). A hospitalidade, a fidelidade, a memória e a vontade de sonhar chegaram a este signo e criam raízes. A partir daí, os nativos deste signo passam a gostar de conservar, encher a casa de objectos, idealizar situações e proteger mesmo aqueles que não lhes pedem protecção.
A imagem de um nativo de Caranguejo surge como a de alguém orientado para a família e extremamente sensível ao meio que o rodeia. São pessoas preparadas para agradar e satisfazer as necessidades dos outros e sabem intuitivamente o que os outros querem mesmo antes deles próprios. São protectores e carinhosos, e porque este é signo maternal, estão presentes todos os instintos maternais, seja no homem ou na mulher. O sentimentalismo ocupa uma grande parte da vida de um Caranguejo, que confia largamente nas intuições e instintos para tomar decisões. Devido à associção que este signo faz entre posse e emoções, os nativos têm uma óptima memória e são persistentes. Têm uma personalidade inconstante, mudam de humor facilmente e são bastante temperamentais. Num momento são delicados e encantadoramente expansivos e no outro, são melancólicos, introvertidos, e distantes. Por vezes parecem ter a força de um gigante e noutras exibem a fraqueza de uma criança. Como mecanismo de auto-protecção, tendem a fechar-se na sua «concha» quando se sentem ameaçados emocionalmente. É caracteristica também, os fortes laços que criam aos que lhes são próximos. São leais mas acabam por ser um pouco possessivos no que diz respeito à lealdade dos outros. Os laços familiares são emocionalmente ainda mais fortes.
Surge como um “ninho” ou, um abrigo. O primeiro signo da água representa o sentimento, a nutrição emocional. O caranguejo é de movimentos cuidadosos, protegido pela sua carapaça, vive entre a água e a terra. Com as antenas para a frente e o rabo para trás, o caranguejo expressa a fé e a gratidão. A Lua é o domínio do inconsciente, das emoções, do sonho, da imaginação, confere protecção, receptividade, sentimentos, sensibilidade, ternura, criatividade artística, intuição, carência, comportamento "lunático", fantasia, impressionabilidade, vulnerabilidade psíquica e emocional, insegurança, dificuldade em cortar o "cordão umbilical", romper com o passado. Têm grande dificuldade em superar marcas do passado.
Na simbologia temos a composição de dois sinais, um como reflexo do outro. É a expressão do axioma hermético: “o que está em cima é como o que está em baixo”. É o espelho em que tudo se reflecte, a substância plástica onde tudo se imprime, repercutindo os ecos e as imagens de todas as coisas. Tem a alma do poeta que vislumbra os véus das imagens, lendo os significados ocultos do tempo e do espaço. Por vezes escapa da gravidade e ausenta-se das situações, como se fosse uma pluma que o vento leva com facilidade. Essa leveza deixa-o perceptivo às situações, podendo assim captar os símbolos como se fossem gotas de chuva encrespando as águas de um lago. A grande receptividade, as impressões externas torna-o muito impressionável e psíquico. Isso deixa-o, por um lado, tenaz e sensitivo, mas por outro lado, muito influenciável aos que o rodeiam. A passividade pode ser a sua grande inimiga, tornando-o preguiçoso e indolente, inibindo demasiado a sua iniciativa e coragem. Este símbolo sugere um “fecho” protector.
É o mais sensível, romântico e divertido de todos os signos. É bondoso, afectuoso. Esconde frequentemente as suas emoções. Gosta de ter atenção, de se sentir apreciado e amado. É muito apegado ao passado e às suas raízes. A família é a sua âncora. A imaginação a sua arma. Foge da fama e da exposição pública. É cauteloso, raramente cai em armadilhas, pois todos os passos que dá são seguros. O mesmo se passa com a parte afectiva, sentirá sempre que o podiam amar mais. Perde muito tempo a pensar nos erros que cometeu e na forma de os evitar. Tem uma capacidade empática muito acentuada. Como é emotivo e muito sensível tende a melindrar-se com facilidade. É uma pessoa conversadora e simpática. Precisa cultivar a persistência ou a inquietação vai dificultar-lhe a realização. Gosta de socializar, de ler e tem muitos afazeres. Caranguejo é a natureza infantil da Alma, com o sentir à flor da pele. Por assim ser tão exposto precisa da carapaça, da casa, da família, da mãe, do lugar protector onde possa revisitar as lembranças, e entrar em contacto com os seus sentimentos. Isso é realmente necessário: as emoções do canceriano além de sufocar e paralisar, inebriam os sentidos e conduzem-no como um fluxo irresistível à fantasia. Antes de mais nada, tem que aprender a defender-se do seu próprio inconsciente, pois a sua natureza lunar torna-o vulnerável às marés das suas emoções. Assim, como a lua tem quatro fases, o canceriano tem frequentes e imprevisíveis variações de humor: vive em função dos seus sentimentos e imaginação, com grande sensibilidade e intuição. Tem fases, como a lua...
Na eterna busca da segurança interior, procura conservar suas emoções e sentimentos para que lhe sirvam de auto-alimento e referenciais. A carapaça do caranguejo representa as marcas da vida, as lembranças guardadas não só para não repetir os erros, mas para ter uma nova consciência das experiências vividas. Viver, para o canceriano, é como briga de caranguejo, quando um ataca, o outro recua, e quando um recua, o outro ataca. Está sempre à procura duma solução cuidadosa, evitando riscos e perigos. Assim, alcança suas metas lenta e pacientemente.
A dificuldade em lidar com o presente, a timidez em expôr-se, a insegurança em ir à luta da própria vida e afirmar-se num mundo cada vez mais hostil e perigoso, exige dele constante defesa, e prontidão alerta para na hora certa de recuar diante dos desafios. Passa metade da vida crescendo com um passo para a frente e dois para trás... até que, em cada acto de retorno consegue construir a morada interna, as suas próprias referências de segurança, encontrar-se a meio da escuridão dos turbilhões emocionais consequentes do confronto com a realidade. A partir de então a criança crescida torna-se a Grande Mãe capaz de gerar o seu próprio equilíbrio entre os fluxos das marés da Alma, podendo assim viver a grande entrega: abrir o coração sem medo, para poder dar o melhor de si, a sua capacidade protectora e nutridora, a empatia com o sentimento alheio, que é quando pode contribuir muito para o crescimento dos que o cercam.
São sensíveis, sensatos, solícitos e vivem em busca do tempo perdido. É fácil notá-los, e encantar-se à primeira vista: abrirão portas e puxarão cadeiras se forem caranguejos-macho, ou se oferecerão para consertar aquele abajur quebrado, se forem caranguejos-fêmeas, enquanto lhe contam o quanto, mas quanto mesmo, foram felizes na infância. O Caranguejo é um idealista do passado, e para ele nunca houve época mais feliz que a época do ginásio, ou aqueles meses em que ele passava as férias com todos os primos, na casa do avô, ou aquele dia muito particular em que ganhou a primeira bicicleta. Pode até não ser verdade - mas o conceito de verdade, para um canceriano, é totalmente sentimental. Esta é a marca registada deste signo: são movidos a sentimentos. Realidade, para eles, é o que eles sentem, e nenhuma análise fria, objectiva, e matemática dos factos vai convencê-los do contrário. Não adianta, por exemplo, insistir que é melhor apanhar um avião para passar o fim-de-semana no Rio, em vez de perder oito horas na Dutra e desmaiar de cansaço sábado e domingo se "sentir" que o avião vai cair. São tão amáveis que às vezes demoram a perceber o quanto são refractários a sugestões. É que ele, apesar de conservador, é também um ser de luas. As opiniões variam barbaramente, indo num mesmo dia, do grau zero ao grau máximo da escala Richter de emotividade. A instabilidade do caranguejo, porém, não tem nada a ver com a volubilidade do gémeos: enquanto este borboleteia entre duas ideias, aquele oscila entre vários humores. Mas os ataques de melancolia passam tão rápido quanto vieram: basta que ofereça um pouco de colo e ele terá de volta tudo que mais necessita, isto é, segurança, segurança e segurança.
Em Caranguejo assenta-se a criação numa base firme, integrando-a no ambiente colectivo vivido por todos, para que ela possa ser incorporada, e também deixar as sementes para um futuro que não se conhece ainda. Interiorizando o que vive, assentando na vida o que aprendeu, criando um apoio para as pessoas que considera iguais – e daí criando o conceito de uma família, ou tribo – onde irá gerar e nutrir, acalentando sonhos, o futuro de toda a colectividade. Criança do Zodíaco que sente saudades do ventre materno: meiga, inocente, recusa as responsabilidades e as soluções racionais, e manifesta uma enorme necessidade de estabilidade emocional. Possui uma imensa intuição, uma capacidade premonitória que se torna angustiante por se concentrar na incerteza daquilo que o Futuro trará. O medo do desconhecido leva ao refúgio nas ligações afectivas ao Passado, no lar, nas recordações, nas tradições. Por outro lado, é também a intuição que lhe permite a adaptação às mais variadas situações, na ausência de iniciativa e competitividade, e que lhe serve de guia nos momentos mais difíceis.
Sol em Caranguejo: "Sou o que sinto e protejo".
Interpretação: Discreta, tenaz. Busca ser simpática. Versatilidade, sensibilidade e imaginação fértil. Gostam do lar e do conforto. Atraem-se pelo ocultismo. São pessoas frugais e conscienciosas.



"...A Ti, Caranguejo, atribuo a tarefa de ensinar aos homens a emoção. A minha ideia é que provoques neles risos e lágrimas, de modo que tudo o que eles vejam e sintam desenvolvam uma plenitude desde dentro. Para isso, Eu dou-Te o Dom da Família, para que a Sua plenitude Me possa multiplicar." (Original de Martin Shilman - Karmic Astrology: The Moon's Nodes and Reincarnation)

Sofre com medo da rejeição. Chega por vezes a sofrer de um complexo de inferioridade e insegurança, o que faz com que sofra demasiado com a possibilidade de não agradar aos amigos e família. Contudo, sabe muito bem qual é o momento certo para agir, falar ou procurar quem gosta.

É o signo do sonho, da ternura, imaginação e da memória tenaz que fixa e idealiza as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para se proteger contra as incertezas do futuro. É o amor puro das crianças, o amor maternal, o amor romântico, mergulhado num sonho ideal e inacessível ou definitivamente parado num rosto ou num nome. Tentam trazer de volta os sentimentos que já passaram. Vão guardando tudo e um belo dia, explodem pelo motivo mais insignificante! Mas é com ele que vai chorar ou pedir conselhos e são excelentes amigos, sentem tudo com o coração, são extremamente leais e adoram dar colo! Os caranguejos são seres puramente sentimentais, se alguém ameaça entrar dentro da sua concha é preciso muito cuidado e carinho, são sensíveis e complexos, não são pessoas fáceis de se entender, mas se alguém algum dia o conseguir, será pela vida inteira e com certeza, será muito feliz.



"Liberdade é voar por espaços sem limites que vão ao encontro os nossos sonhos".

A necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é fundamental. Oscila entre o júbilo e a depressão. São muito fechados. Costumam ser muito capacitados intelectualmente e extremamente ligados às artes, música e à poesia. É individualista. Fecha-se e defende-se contra a pressão que as exigências "do mundo real" exercem sobre a sua natureza. Ressente-se por ter de ceder em nome do "colectivo". Não se desfaz das recordações de infância. Não é dado a aventuras financeiras. Uma separação é sempre traumatizante. Está sempre à procura de um lar, de uma família. Adora guardar fotos, cartas, bilhetes... É fiel e amoroso. É capaz de ter vários amores ao mesmo tempo, mas sabe que essa é uma jornada perigosa.

Este nativo tende a ser muito protector em relação às pessoas que lhe são queridas. De facto, não há pessoa que saiba tão bem cobrir os outros de atenção e de mimos, que sabe o prato favorito de cada elemento da família, e até a ração preferida do gato. É por vezes esse apego excessivo que os impede de saborear o presente e de largar aquilo que já não tem préstimo. Apesar de não serem vingativos, sabem quem lhes fez bem e quem os prejudicou. São sensíveis e podem aparentar ser frágeis, contudo têm uma enorme força interior e uma grande tenacidade. Trata-se de um ser com enorme capacidade de entrega, a ponto de fazer com que os outros se esqueçam de que também é importante dar e não só receber. São, em geral, pessoas que sabem receber em casa e proporcionar um ambiente muito acolhedor. São atentos ao detalhe e às reacções das outras pessoas. São extremamente zelosos da sua intimidade e o parceiro deverá ter isso em conta: nem tudo pode ser contado aos amigos!

Um amigo leal e um companheiro fiel que estará ao seu lado independente de qualquer situação. No entanto, devem estar atentos a pessoas que abusam e se utilizam de sua bondade. Mostre-se dedicado a tudo e a todos, pois dessa forma você conseguirá conquistar, pelo menos, sua admiração.
Por mais que tente ser racional em muitos momentos, o coração sempre acaba falando mais alto. Tem um afecto puro e sincero pelas pessoas. Não gosta de magoar e enganar os outros, assim como não admite que façam isso com ele. Não dispensa fidelidade e confiança em um relacionamento. Talvez seja impossível ele perdoar alguém...



…Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente que nos magoa, é não ver o futuro que nos convida…
Pablo Neruda


Personalidade do Caranguejo: "Amem-me"
Os Caranguejos querem proteger e salvar o mundo. Não se metam com eles, são ferozes. Defendem os seus direitos, e os direitos dos seus amigos, a qualquer custo. Homens ou mulheres, os Caranguejos são "mães". Os Caranguejos são intuitivos (até psíquicos) e utilizam as emoções como um conjunto de roupa. A disposição de um Caranguejo muda como uma vela que se derrete e se esvanece. Riem num minuto e no outro estão a chorar e sentimentais. Nunca sugirá a um Caranguejo que se livre das coisas que estão no sótão há décadas, porque lá dentro está o resto de tecido que a avó utilizou para fazer o seu vestido de casamento. A inspiração natural fá-lo criar de forma mais livre e espontânea.
As emoções afectivas fazem-no sentir mais seguro. Aborrecimentos e preocupações podem deixá-lo doente e da forma oposta também funciona: a animação faz-lhe muito bem. Tem a capacidade de se lembrar de todas as suas experiências e quando chora, chora por algo que sente do fundo do coração, o seu tesouro precioso e frágil. Movimenta-se como a maré e a lua.Não mudam da água para o vinho, mudam de fase, como a lua, mas continuam a ser Lua. Às vezes prendem-se tanto aos sonhos que esquecem de viver a realidade. Convém encarar este desafio de viver a verdade e não escapar-se para o mundo dos sonhos que, afinal, são apenas sonhos.
Têm uma tendência para a desgraça, pois são muito pessimistas. Adoram sofrer por antecipação. As coisas ainda não aconteceram e eles já estão a sofrer... e sofrem tanto, tanto... e por coisas que até podem chegar a não acontecer no quadro negro que pintam. Pagam para se chatearem e se preocuparem. Rabugentos e resmungões... adoram reclamar! Mas fique calmo por que nem se dão ao trabalho de se fazerem entender, portanto não faça caso e deixe o seu caranguejo de estimação resmungar à vontade... ele só está a praticar um dos seus desportos favoritos – reclamações a metro. São excelentes confessores porque para eles um segredo é sagrado. Também não vale à pena tentar esconder-lhes qualquer coisa pois têm a maior habilidade em descobrir os mais profundos segredos.

Adoram a sua família e de estar rodeados por ela. Quando se fala em família, não quer dizer família de sangue. A família pode ser os amigos. Divertem-se imenso ao realizar encontros e jantaradas em sua casa. São anfitriões fantásticos. São o símbolo da acção: tudo o que lhes é conferido para fazerem, é feito. Seja de que maneira for. Os Caranguejos evitam a abordagem directa, detestam pedir o que quer que seja. Como não vai abertamente ao que quer, primeiro dá uma volta em redor, como se fosse na outra direcção. Acaba por alcançar os seus objectivos. Conseguem levar as pessoas a fazerem o que querem. Apelam ao lado emocional, vão por atalhos e outros caminhos, mas acabam por conseguir o que querem. Mas não o fazem com maldade, aliás, os Caranguejos são pessoas muito carinhosas, inofensivas, tudo o que fazem na vida fazem-no do coração! Só o fazem porque eles próprios vivem emocionalmente todas as experiências das suas vidas.
Os nativos de caranguejo funcionam como verdadeiras esponjas em relação ao meio que os rodeia. Absorvem tudo e retribuem as emoções como verdadeiros espelhos. Devem aprender a resguardarem-se pois facilmente captam a energia e a “onda” de quem está à sua volta e muitas vezes estão em baixo, não por questões próprias mas pelo que captaram dos outros. E o pior é que se deixam levar naquela frequência e alimentam o seu lado masoquista, cultivando o sofrimento. São agarrados às coisas e às pessoas. Não abrem mão de nada . Seja um namorado antigo ou um par de chinelos velhos, não os largam mesmo que o namorado lhe faça a vida negra e que o chinelo já esteja furado. Mudar para eles é uma tortura e um grande desafio, do qual fogem o mais que podem. O caranguejo normalmente não mente e quando o faz é mais para fantasiar a realidade do que em proveito próprio.


"As canções mais belas são as que hão de ser cantadas"

Apesar de muito sentimentalistas, os Caranguejos vão fazer de tudo, o possível e o impossível, para não se tornarem prisioneiros dos seus sentimentos. A sua vida vai ser o mais secreta e misteriosa possível. Mas, tudo tem um fim. Esta necessidade de manter sigilo sobre a sua vida dura apenas enquanto não encontra alguém em quem possa confiar plenamente. Encontrada essa pessoa, os Caranguejos são um livro aberto. Não magoem os Caranguejos! Uma vez magoados escondem-se na sua “concha” e muito dificilmente voltam a sair. São pessoas que a nível sentimental são muito complicadas. Ora são amáveis ora são rudes, são simpáticas e antipáticas. Nunca se sabe o que esperar. Mas importa salientar que toda esta antipatia e frieza, só serve para se esconderem da sua própria insegurança. Podem contar com os Caranguejos para o que for preciso. Eles serão os primeiros a ajudar!


Há questões de índole privada que o colocam num verdadeiro dilema a nível social. Não queira parecer algo que não é...


Não aceitam críticas, nem as construtivas. Neste aspecto não têm capacidade de encarar os comentários, pensam sempre que lhes estão a fazer um ataque pessoal e, em vez de usar essas críticas para crescer, aperfeiçoar e melhorar, encaram-nas com mau ímpeto. Precisam de libertar todo o stress acumulado durante o dia e, para descarregar esse stress fazem qualquer tipo desporto. Têm igualmente gosto pelas viagens, embora também apreciem o sossego do lar ao aconchego da família. Sabem escolher os amigos que, por isso mesmo, são poucos.
É simples, sincero e dotado de um romantismo e sensualidade inigualáveis. Não aprecia as competições, mas quando se trata de defender os seus entes queridos arma-se com todas as armas que puder. Dá muita importância à vida interior e, quando reprimido e incompreendido, fecha-se dentro da sua carapaça protectora, tornando-se desconfiado, tímido e preferindo esconder-se na passividade e no silêncio. Em certas ocasiões transparecem uma faceta impressionável e introvertida e chegam mesmo a detestar as mudanças, as novidades e as situações que lhes possam causar sofrimentos. A sua imaginação extremamente fértil permite-lhe criar, apenas na sua imaginação, situações extremamente felizes ou absolutamente infelizes. Neste último caso, e como o nativo de Caranguejo aumenta todas as suas preocupações, acaba por sofrer com coisas que só existem na sua imaginação e que não têm qualquer razão de ser. É determinado e apesar de aparentar fragilidade, muito dificilmente desiste do seu propósito. Quando consegue aquilo que procura e aquilo porque lutou, já não o deixa fugir. Mas se não consegue atingir os seus objectivos conforma-se, porque a sua capacidade de se adaptar às situações é enorme. Tem uma visão da vida bastante sonhadora e age muito de acordo com a sua intuição e impressões captadas. Aliás, a sua forte intuição, é bastante útil quando é necessário tomar determinadas decisões. É muito romântico, o que de facto lhe presta uma excelente ajuda em termos de conquistas. Conselheiro e bom ouvinte, adora receber carinho e atenção, necessitando de tranquilidade emocional para que se sinta pertencer a si mesmo. O seu carácter romântico e misterioso realça a fecundidade, os sonhos e a memória, deixando transparecer a emoção de uma forma generosa e afável.

Nunca mexa nas gavetas de um Caranguejo: é lá que estão guardadas muitas lembranças em forma de pequenos objectos, dos quais somente ele sabe o significado. São memórias que remetem ao passado. O passado está sempre muito presente e a sua preocupação em repetir muitas das sensações e prazeres no futuro, faz com que se esqueçam do presente. Quem quer conviver com um Caranguejo, deve ter alguma atenção. Eles são muito melindrosos e magoam-se facilmente. Eles são muito carentes. Para conviver bem com um Caranguejo, será preciso adquirir a sua confiança, o que é muito difícil. Uma maneira de o conquistar é pedir-lhe ajuda. Eles sentem-se muito bem quando podem aconselhar e dar colo às pessoas que se sentem inseguras e perdidas. Na realidade, ele acha que todos são assim porque ele é sempre assim. Mesmo que eles se tenham desligado de alguém de forma drástica, nunca fale mal dessa pessoa, pois mesmo assim eles ainda guardam na memória os bons momentos que passaram. Atenção com o que fala porque nunca se esquecem das coisas que os outros comentaram. Tradicionalistas que são, prezam muito as datas comemorativas. Tenha sempre uma agenda actualizada e nunca se esqueça do seu aniversário, muito menos do seu nome...


        Cada experiência sensorial será para ele uma pedra preciosa que manterá guardado na memória. Lembrar-se-á de cada emoção e cada sensação na vida como se tivesse sido hoje...


Embora sejam muito sentimentais, são extremamente independentes e individualistas. É muito tímido para que possa expressar a sua inquietude, mas reservadamente quer ser adorado e mimado. Ser aceito é algo extremamente importante para eles. A rejeição por mais simples que seja destrói-o. Exige muita empatia para desenvolver um pouco as qualidades artísticas, criativas e amorosas. Se estas qualidades foram bem desenvolvidas, são pacientes, generosos, com confiança em si mesmos e de coração aberto. Para o oposto, se na infância não se alimentaram as emoções, serão sobretudo amargos, silenciosos, egoístas, inseguros e apegados às saias da mãe.A solução é relaxar pois o amor encontra a medida certa. Eles nunca esquecerão uma data importante como o seu aniversário. Quer estar em contacto com as memórias, e não se preocupan com a distância a que estejam elas. Por isso sempre que puder, tenha na mesa a sobremesa favorita dele, que não falhará. Sempre que podem, aproximam-se de pessoas que têm sensibilidade artística, que sejam sensíveis mas estáveis. Se tiverem algum dinheiro, melhor ainda. Não que sejam interesseiros, mas a aparência de sucesso material faz com que os nativos do signo Caranguejo se sintam atraídos por eles. Ser amigo de um nativo do signo Caranguejo é ser amigo para sempre. Ajudam com frequência os amigos, como se fossem filhos, mas não esquecem os favores que fizeram, e quando for necessário.


Um amigo em dificuldades é realmente um amigo. Os Caranguejos virão sempre em nosso auxílio. Não conseguem dizer não, mesmo que seja para carregar 100 kilos através do deserto. Eles ajudam os seus amigos, mas isso só porque se preocupam demasiado. Todos deviam ter um ou dois amigos Caranguejo. Em retorno, os Caranguejos esperam que os seus amigos estejam lá quando a sua depressão os atingir. Se não estivermos por perto quando eles precisam, sentir-se-ão pessoalmente rejeitados. Não espere que aquele caranguejo especial consiga distanciar-se das coisas. Ele tem uma enorme dificuldade em analisar um facto em que se encontre envolvido de fora. Também não hesitarão em utilizar uma boa dose de chantagem emocional.



Estes meninos jovens têm necessidades mais emocionais que o Peixes. São criaturas com uma expressão divertida e olhos que quase falam por eles.As suas emoções são extremamente ricas, coloridas e variadas, mas tudo isso é para este ser talvez um “pequeno solitário”...



ÁGUA
A água representa o sentimento e o mundo das emoções, é fluente e tem temperamento linfático, e é do tipo frio e húmido. Num plano positivo, a água confere intuição, profundidade, simpatia, adaptação, emotividade, sociabilidade, romantismo e num plano negativo timidez, introspecção e um exagero emocional. No conhecimento astrológico, a água representa também a vida instintiva, íntima e subjetiva. Pessoas, cujos mapas tem ênfase neste elemento, falam a língua do coração e por isso, são muitas vezes irracionais, permeáveis e mesmo imprevisíveis. As suas atitudes frequentemente infantis, são como crianças que esperam do mundo respostas sentimentais de aprovação e afecto.
Os signos de água são os mais enigmáticos do zodíaco. Receptivos, envolvem-se profundamente nos relacionamentos pessoais, pois sabem “mergulhar” na intimidade do outro. A noção da realidade depende daquilo que podem sentir, o que os tornam aptos a grandes decepções amorosas. Em nome da paixão e da entrega, o género água absorve tanto o parceiro que acabam por o paralizar, sendo principalmente aquele que mais desconhece os limites na relação amorosa. De temperamento sensível e intuitivo, possuem uma imaginação criativa e deliciam-se com suas próprias fantasias.
Na vida social são afáveis e cordiais e não têm receio de expôr as suas fraquezas. Tornam-se cativantes porque, mais que ninguém, captam as necessidades dos outros, sem fazer julgamentos ou discriminações. Compreende os signos Caranguejo, Escorpião e Peixes: intuição, sentimentos, sensibilidade, emoção, mediunidade. Todos os sinos de água são signos cármicos.
A Água amolece a rigidez da Terra, controla e regula o poder do Fogo e dá sentimento à comunicação do Ar. Utilizado de forma controlada, confere sensibilidade, intuição, empatia. Em excesso, origina sentimentos que fluem desordenadamente, muita sensiblidade e sensações (sentimentalismo exagerado), a pessoa é demasiado emotiva, descontrolo e confusão. Tente equilibrar-se nas suas energias interiores e conflitos emocionais. A ausência de água carece da capacidade de sentir profunda e intuitivamente, carece de sensibilidade, as emoções são controladas, não demonstram o seu estado de espírito.
Na magia, quando se quer encontrar novos rumos para o amor ou atingir equilíbrio emocional, costuma-se oferecer uma vasilha com água para as ondinas, senhoras da água. As sereias e mantras também fazem parte deste elemento, ajudam no amor e na intuição.
Quando o Sol está num signo do elemento água, a expressão da identidade é naturalmente reservada, sentimental e empática.


Representação: A água, o outono, a cor azul.
Casas zodiacais: IV, VIII e XII. É o triângulo do Destino.
Plano de Vida: Desejo, psique, emoção, sentimento.

No Amor...
No Amor, o sentimento comanda todos os seus actos. Tem de sobra romantismo, carinho para dar e receber e, acima de tudo, muita sensibilidade e emoção. É desta forma que se resume o seu comportamento nos relacionamentos, principalmente na vida a dois. Sabe realmente o que quer no romance. Pode até ter tudo na vida, mas se não tiver um amor carinhoso, alguém que divida o mesmo tecto, que seja seu cúmplice, e forme uma família, então de nada valerá a pena, pois é demasiado apegado aos pais e familiares.
Infidelidade é palavra que não consta no seu vocabulário. Adora receber; carinhos, mimos e atenção especial da pessoa que ama. Isso até pode fazer com que o par abuse um pouco desta dependência usando chantagem emocional, algumas vezes, para conseguir algo que deseja. Tudo tem que vir regado de muito romantismo. Possessividade e ciúmes podem atrapalhar a relação. Sentem uma imperiosa necessidade de amar. A felicidade para nós é uma grande virtude. É extremamente importante para que haja um bom relacionamento. Por isso luta para o concretizar e talvez um dos seus maiores "poderes" sejam os beijos.

Os Caranguejos casam para a vida. O seu instinto natural é ter filhos, muitos filhos, portanto o casamento é mesmo importante. São engraçados e sensuais mas retiram-se para as suas carapaças e atingem com as suas garras quando se sentem injuriados (e eles sentem mais do que qualquer outro). Precisam de ser o número um. Trate-os com gentileza. São mansinhos quando se trata de amor.
Faça-o rir! Eterna criança, este nativo encara o sexo como uma deliciosa festa, divertida e educativa. O canceriano é um apreciador do bom gosto, portanto arrume-se devidamente. Este signo prefere mulheres de bom gosto, com um sentido de humor apurado, carinhosas e sensíveis. Esta é a chave para o sucesso. A entrega é total, desde que o sexo seja feito com muito carinho, salpicado de juras de amor eterno, longo e gostoso nos preliminares. O mais importante para o nativo do signo Caranguejo são os longos e deliciosos preliminares... O que mais os excita são leves toques com os dedos, passando pela nuca e pela barriga. Parece que todo o seu corpo está receptivo ao toque. Caranguejo é a sensibilidade em pessoa. Dificilmente consegue separar o acto sexual do envolvimento afectivo. É como se não tivesse graça: sente-se usado e no dia seguinte fica um gosto amargo na boca. O envolvimento sexual é portanto algo sério. Se é do tipo que quer casar, ter casa, crianças e aquilo tudo, poderá ter no Caranguejo um companheiro para a vida inteira. Não o magoe, pois nunca esquecerá... Um convite para jantar em casa, principalmente se preparou a comidinha, com um clima acolhedor e envolvente, pode ser fatal. Um ambiente adequado, cheiroso e arrumado é fundamental. Beijos longos e apaixonados, abraços demorados e tudo sem pressa. No amor, Caranguejo é o romântico por excelência, sentimental. Gosta da privacidade e dos pequenos momentos passados na companhia de quem ama, apenas sentindo o prazer da companhia. Imaginativo, Caranguejo procura sempre conservar o que tem e daí poder ser possessivo e carente de atenções quando relegado a segundo plano por causa de outros afazeres.
A sua gentileza é uma poderosa arma de sedução. Beijos e as carícias são sempre muito estimulantes. São pessoas que preferem uma abordagem gradual a uma demasiado evidente e explosiva. Um típico nativo de Caranguejo aprecia sentir-se envolto pelos braços da pessoa amada, já que tal o faz sentir-se seguro. Aliás, o sentimento de segurança, física e emocional, é muito importante para estes nativos. A simples ideia de poderem ser surpreendidos deixa-os transtornados. Tudo tem o seu tempo, por isso, tudo é feito vagarosamente. Acabam sempre por conseguir tudo o que querem, mas devagar. Quando estão apaixonados são dedicados, meigos, carinhosos e autênticos poços de mel. Vão proteger a sua cara-metade com unhas e dentes. Preferem seduzir a ser seduzidos, adoram os joguinhos de sedução. Poucos são os que conseguem resistir aos encantos destes nativos. Querem um amor físico e emocional que deve ser alimentado diariamente. Muito charmosos e com um sexto sentido muito apurado, os Caranguejos “adivinham” sempre o que o parceiro quer e deseja, por isso, são uns amantes excepcionais. Quando surpreendidos ficam eternamente apaixonados.


Apesar de maternal este é um signo muito sensual.

É dos únicos signos do Zodíaco que possuem um mundo próprio e secreto. A sua sexualidade é extremamente importante, mas é muitas vezes vivida na clandestinidade e no oculto. Possuidores de um romantismo exacerbado, gostam dos momentos de paixão. O início de um relacionamento é, para eles, uma verdadeira felicidade, pois permite-lhes dar azo à sua imaginação sexual, sem serem criticados. É um ser muito introspectivo, individualista. Para conhecer os seus gostos, a sua maneira de estar e de viver a sua sexualidade, é de facto o diálogo o único objecto de luta que você tem para se defender. É extremamente importante falar e dialogar para o nativo de Caranguejo, talvez mais para ele do que para outras pessoas. Mas não acredite que ele não é impulsivo e de rasgos, se o souber picar, o Caranguejo tira a sua carapaça, e poderá descobrir uma pessoa forte, intensa, cheia de imaginação e pujança sexual. Gostam de maratonas. Levam tempo, tomam o seu tempo e por eles ficariam horas nos preliminares, por isso saiba picá-lo ferozmente, para que ele passe à acção, senão é a você que também já lhe passou a vontade. São conciliadores, sabem captar no outro a sua sensibilidade sexual e adaptarem-se aos vários tipos de personalidade e de intensidade sexual, que existe em cada um de nós. Gostam do romantismo, mas não o provocam. Gostam de sentir que dão prazer, mas não se interessam extremamente pelo seu próprio prazer. Há que saber apanhar a energia da corrente que eles atravessam no momento. São sexualmente divertidos e não gostam muito de sair fora da cama, embora possam andar à volta, no chão, em cima da cómoda. São descarados quando têm necessidades sexuais. O Caranguejo pode atacar com uma piada no meio de um jantar ou de uma reunião social, por isso mantenha a sua actividade sexual intensa, para não ouvir aquilo que não quer ouvir. Dão ares que tudo está bem para eles, mas quando apanham a oportunidade, tornam-se num Caranguejo que gosta de morder com força, com as duas tenazes e podem surpreender com o mais árduo dos esforços, fazendo-o viver noites inesquecíveis. Não têm muito apetite sexual, mas são fáceis de manipular e de obter deles performances sexuais, que até eles desconhecem.
Quando está apaixonado envolve-se a cem por cento e sem reservas. Os parceiros ideais são os práticos Capricórnios, por quem se sentem naturalmente atraídos. Junto de Touro pode superar a necessidade de conforto e bem-estar. Com Peixes, signo muito romântico, pode suprir a sua carência emocional. Dos signos de quem se deve manter afastado são, o fogoso Leão e o egoísta Carneiro. Sendo o Caranguejo muito emotivo, dificilmente irá compreender o desejo de independência do Aquário e a frieza e distanciamento de Gémeos.
O nativo de Caranguejo é dono de uma personalidade que, por vezes, temos alguma dificuldade em compreender e analisar, pelo menos à primeira vista. Existe a tendência de considerá-lo como um ser introspectivo e individualista. Possui uma memória notável, nunca esquece o sofrimento e tem a sensibilidade à flor da pele. Se é traído, pode ter problemas de saúde e entregar-se a estados depressivos. Caso tenha algo importante para lhe dizer, que o possa ferir, tente ser diplomático. É desembaraçado e possui uma forte intuição, mas o seu maior defeito é sonhar a vida, em vez de a viver. A sua imaginação é tão fértil e sonha com uma tal clareza que interpreta a imaginação como uma realidade. Os nativos de Caranguejo sentem, por vezes, o desejo de quebrar a rotina do quotidiano e de se desligar do lar, optando por viajar, evadir-se, não por necessidade de viver novas aventuras, mas sim, para recarregar as baterias e dar novo sentido à sua vida.
Para ser feliz, o Caranguejo necessita de fidelidade. Mesmo na amizade, prefere ter poucos amigos, mas fiéis. Um dos traços mais característicos da sua personalidade é o estranho apego às suas origens, à fonte da vida, à família, à mãe e a todas as recordações de infância. Tudo o atrai e tudo o angustia. Hesitará sempre na tomada de uma decisão em relação à sua vida pessoal. Se quer ouvir da sua boca uma declaração de amor, terá que o incentivar e motivar. Quando se sente atraído por alguém, fica na defensiva e reveste-se de uma dura carapaça, apesar de ela ser invisível. Esta sua atitude parece incompreensível e faz com que seja considerado duro e insensível, quando na verdade, é terno, sentimental e frágil. No dia-a-dia essa carapaça traduz-se na necessidade de ficar em casa. A vida profissional é para ele, uma felicidade e, no que respeita à vida social, prefere um jantar íntimo em casa, do que sair para ir jantar fora.
O Caranguejo não fala, e manifesta o seu descontentamento fechando-se, cada vez mais, sobre si mesmo. É essencial que tenha a seu lado uma alma compreensiva, que lhe dedique e exprima bastante amor, para poder alcançar uma estabilidade emocional e duradoura. Se tem intenção de se casar com um nativo de Caranguejo, saiba que este tem uma forte noção de propriedade. Para ele, é importante saber que as suas paredes que o rodeiam são suas. Ao lado de um Caranguejo, viverá num lar confortável e sentir-se-á protegido.
Definitivamente, o sentimentalismo é a essência do canceriano; necessita demasiadamente de amor e compreensão, acima de tudo sem que esteja interessado noutra coisa. É demasiado sonhador e mutável como a Lua, bastante imaginativo (o que requer a compreensão do próximo). Se, quando criança, não tiver recebido muito afecto, quando adulto sempre se achará perturbado, em maior ou menor escala.
O canceriano nos seus romances é muito exigente, requer e pede muita atenção, o que pode incomodar seu companheiro. São apaixonados, de uma maneira lunar, fria, são esperançosos e temerosos. A sua imaginação lunar torna-os muito teatrais e vivem verdadeiramente seus próprios dramas, com suas tristezas e alegrias. Requer muita ternura e a dá com grande cautela, para posteriormente não se sentir ferido. A imaginação fá-lo necessitar constantemente de um romance amoroso e, se não o tiver, sente-se inseguro, instável, o que dá a impressão de ser teimosia e volubilidade. Quando decide entregar seu amor, entrega-o por completo, porém exige muita coisa que é difícil encontrar.


A única forma de não se desiludir é não se iludir.

A grande missão ou desafio para os nativos de caranguejo será o de não serem escravos da sua afectividade. Devem viver o presente real, e não pintar um futuro negro. Façam o favor de serem felizes!

O homem Caranguejo
O homem Caranguejo é bom companheiro, muito simpático e desfrutará graças ao seu temperamento agradável. Consegue aquilo que deseja obter, mas a sua volubilidade lunar torna-o um companheiro difícil. No fundo é auto-indulgente, brando, passivo, o que resulta num muito estranho “vida à comum”. Apreciador do seu próprio ambiente, busca o melhor: a segurança, o conforto, a educação dos filhos, a fartura na mesa (não pelo prazer mas pela necessidade). Para ser fiel, procura idealizar à sua companheira, algo que não o goza muitas vezes, pois as suas concepções são muito particulares: fixa a atenção nos mínimos detalhes, dos quais se queixa.
A sua tendência para paternalizar ou, melhor, maternalizar as relações, é muito grande. Conseguem ser umas grandes “mãezonas” dos amigos, das amadas e dos filhos. Nos relacionamentos amorosos é propenso a ser rabugento, a sonhar acordado e pode ser um tanto ou quanto idealista em relação ao papel que desempenha. Adora mulheres bonitas, no entanto, também insiste que o amor da sua vida seja uma boa conversadora. É possessivo assim que se apaixona e espera muito da sua parceira. Apega-se às suas recordações, velhos amigos e hábitos e resiste verdadeiramente a qualquer forma de mudança.
Tem geralmente sorte no amor e atrai normalmente mulheres bonitas e inteligentes. Podemos dizer que são dos homens que melhor entendem as mulheres e a sua natureza. Parece que as adivinham. É um romântico incurável: manda flores, abre a porta do carro, puxa a cadeira para a pessoa amada, faz declarações de amor em público e é muito fiel. Não medirá esforços para agradá-la. Perfeito? Nem tanto assim... Se não souber corresponder perfeitamente a estes gestos, poderá tornar-se melancólico, depressivo, e mudar de humor num piscar de olhos. Ficará muito irritado com qualquer coisa e sentir-se-á inseguro e possessivo. A mulher de um Caranguejo precisa de aguçar demasiadamente o seu talento, flexibilidade e diplomacia, coisas que, na verdade, são difíceis de se encontrar. Além disso, a imaginação deste nativo é tão fértil, que chega a ser, não muito raramente, hipocondríaco, criando doenças que, verdadeiramente, só existem na sua imaginação “lunar”, mas que o ajudam a prostrar-se na convalescência.
Ele é um poço de sensibilidade e pode muito bem ser o marido ideal. Para conquistá-lo, mostre-se doce, terna, atenciosa. Se tiver oportunidade, mande umas flores ou uns bombons para a sua futura sogra. Vai adorar esse gesto de gentileza! Tem uma enorme fixação pela mãe e tem muita dificuldade em amadurecer. Outra dica importante: mesmo que não demonstre, com certeza gosta de ser recebido com um jantarzinho especial e de ouvir palavras românticas. Capriche! O homem de Caranguejo é um mestre de sexo oral, e poderá por esse meio satisfazer uma mulher até aos picos da loucura. É possuidor de um forte instinto paternal, gostando por isso de assumir o comando dos actos sexuais e sendo também um amante sábio e delicado. Aceite a sua sensibilidade, dedicação e atenção com carinho, e terá deste homem um parceiro para sempre.
O canceriano nos seus romances é muito exigente, requer e pede muita atenção, o que pode incomodar o companheiro. São apaixonados, de uma forma lunar, fria, são esperançosos e temerosos. A sua imaginação torna-os muito teatrais e vivem verdadeiramente os seus próprios dramas, com tristezas e alegrias. Requer muita ternura, a qual dá com grande cautela, para posteriormente não se sentir ferido. Pode mostrar-se teimoso e obstinado, como o caranguejo que se esconde na sua carapaça, quando a imaginação o faz ver coisas que não existem, ou o faz vê-las agigantadas, quando na realidade são passageiras. Enfim, tem carácter exigente para com os demais, de maneira que não pode ter o mesmo génio que eles.

A mulher Caranguejo
Existem dois tipos de cancerianas. As mães e as Eternas Crianças. É comum elas se cruzarem; então ambas estarão numa só. Caranguejo é, muitas vezes, o resumo do feminino, e a mulher de Caranguejo mostra-se assim: de humor instável, não-racional, amando e sendo cruel alternadamente, imprevisível, gentil, carinhosa, capaz de fazer belas surpresas, enormemente enigmática e cheia de mistérios. Não pense que por gostar de cozinhar, seja doméstica, ou que, por gostar de crianças, seja dócil e não tenha suas próprias ambições. Estas mulheres podem ser intensamente possessivas, autoritárias e ambiciosas; só que têm tendência a viver tudo isso através de outra pessoa, por exemplo, o marido, o amante ou o filho. Muitas cancerianas escolhem deliberadamente o papel de mãe. Elas têm um dom especial para formar um lar, criar um ambiente quente e cheio de amor, para lidar gentilmente com todas as contusões - físicas ou emocionais - daqueles a quem amam. Mas não esqueça que a Deusa Mãe do mito tem mais uma face. A face doméstica cura, provê, mantém. A face sombria é selvagem como as mênades, que dançam a dança sagrada de Dionisio, no alto da montanha e esquartejam o fauno que apanham. Há profundezas secretas de tempestades emocionais e uma estranha e matriarcal consciência dentro da mulher de Caranguejo. Algumas mulheres de Caranguejo mostram essa atitude arcaica encarando os homens apenas como fontes geradoras de filhos. Elas voltam para aqueles dias em que a mãe reinava e o rei era sacrificado a cada cinco anos. Para esse tipo de canceriana, todos os homens são essencialmente crianças a serem mimadas e amadas, criados para engravidá-las. Um relacionamento com este tipo de canceriana é ao mesmo tempo assustador e estimulante. Assustador, porque pode castrar um homem. Se é tratado sempre como um menino, acaba por se tornar uma criança. E se antes não era tratado assim, acabará por se tornar um menino. Por outro lado, esse constante desafio à sua masculinidade pode levar a um amor maravilhosamente dinâmico, apaixonado e sempre estimulante. Nos mitos antigos, o herói é quem desafia o poder da mãe - não desvalorizando ou querendo subjugar os seus direitos, mas simplesmente afirmando a própria masculinidade e o seu próprio destino - como o faz o verdadeiro herói. Há uma fascinante qualidade nas mulheres de Caranguejo, por causa desse seu aspecto sombrio. Ela atrai, fascina, repele. Mas segura e doméstica não é. Pense mais um pouco. A cozinheira pode ser óptima, mas precisa antes de compreender a mulher.
A nativa de caranguejo tem a necessidade de criar. Normalmente, a sua criatividade expressa-se através da geração de filhos. Contudo, na meia-idade, quando as crianças já estão crescidas e precisam mais de uma amiga do que de uma mãe, muitas cancerianas sofrem profundas crises de identidade. “Quem sou eu? O que é minha vida?” Esse é o maior desafio para a mulher de Caranguejo. Num certo sentido, a verdadeira vida da caranguejo só começa nesta parte do caminho. A primeira parte da sua vida é toda dedicada ao lar e à família, a expressão natural, certa e instintiva de toda a feminilidade e criatividade do signo. Porém, mais tarde, o mundo tem de tornar-se maior e a família terá de aumentar - razão pela qual muitas caranguejos se tornam tão boas professoras, conselheiras e terapeutas. A criatividade tem de ser dirigida a outros níveis, além do biológico. Talvez seja esta também a razão pela qual muitas cancerianas são excelentes pintoras, romancistas e actrizes, com muita profundidade e subtileza: a profundidade e riqueza da caranguejo aparecem depois dos trinta e cinco anos.
Este é um signo que amadurece devagar. Caranguejos não correm como cavalos. Mas esta mulher, muitas vezes, mais parecida com uma ostra do que com um caranguejo, pode levar metade da sua vida elaborando a sua pérola - a sabedoria a respeito da natureza humana, a profundidade do seu amor pelas pessoas e pela vida. Esta talvez seja a mais misteriosa de todas as faces da mãe: Sofia, que em grego quer dizer sabedoria. E a sabedoria vem do coração, não do intelecto.
Outra faceta interessante destas nativas, e que se pode voltar contra elas, é a maneira de aceitar a opinião alheia sem verificar em que se baseia. Dê-lhes um ou dois fragmentos de informação e elas irão julgá-los e trazer à tona todo o peso dos seus próprios sentimentos, preconceitos e pré-julgamentos. Crítica negativa também implica julgamento, e o julgamento de Caranguejo, quando baseado em opiniões mal digeridas, pode ser não só errado, mas destrutivo. Isso poderia ser chamado "opinionite". Ouça os "Dizem por aí" ou "Toda a gente sabe". São as frases mais comuns da sombra de Caranguejo. E o verdadeiro objectivo deste exercício é: "Protejo-me a mim e aos meus. Tudo o mais é suspeito". Como lidar com uma sombra de Caranguejo quando ela está à solta? Às vezes é melhor ignorá-la; afinal, não tem malícia. Às vezes é bom enfrentá-la e trazer um pouco de honestidade e verdade à conversa. Mas o mais importante é saber que essa sombra existe. As pequenas farpas e interferências não notadas extinguem-se. Caranguejo tem um imenso poder emocional, pelo facto de poder ler tão bem os sentimentos alheios. E seja qual for essa sombra, a luz também está ali - e com ela a compaixão, a subtileza, a gentileza, o carinho e a atenção. Tudo isso é muito precioso.
Precisa de ser tratada com muito amor e carinho. Tem uma certa aversão a homens excessivamente agressivos. É o tipo de mulher que sacrificará tudo pela sua família e também sairá sempre em defesa do companheiro. Adora ser cortejada e louvada por todos os pequenos extras que proporciona. Adora afagos e abraços e não poderia ser feliz vivendo com alguém que seja frio, desapegado e desinteressado em constituir família.
Possui uma pratica sexual preferida: a masturbação. Poderá por isso inclui-la no sexo com um parceiro sem qualquer pudor, e satisfazer-se solitariamente com grande intensidade. A mulher do signo caranguejo poderá encontrar tórridas sensações sexuais com homem do signo Touro, Leão ou Escorpião. Gosta de ser conduzida com carinho. Adorará ser louvada, mimada, gosta de romance, gosta de abraçar e ser abraçada e não seria feliz vivendo com um companheiro frio e que não se interesse pela família.
Sensível e doce, apaixona-se com facilidade e sonha encontrar o príncipe encantado. Para conquistá-la, seja amável e atencioso. Mande flores, abra a porta do carro, leve-a para ver as estrelas e o luar. Experimente mostrar-lhe o álbum de fotografias de quando era uma criança - com certeza, este será um truque infalível! E respeite os fortes laços que ela cultiva com a família.
Nenhuma mulher consegue ser mais apaixonada, romântica e devotada ao parceiro do que a nativa do signo Caranguejo! Estará sempre a envolvê-lo com beijos apaixonados ou num abraço quente e fogoso! Carinho e atenção nunca são poucos quando se trata de agradar ao seu amor. Em dias frios, cobrirá as suas pernas com um cobertor e deitar-se-á a seu lado para ver televisão. Quando sente que o seu companheiro está triste, fará de tudo para agradá-lo, e não faltarão palavras de incentivo e encorajamento. Poucas são as mulheres deste signo que costumam reclamar dos maridos ou namorados. Não que elas achem que são perfeitos ou que sejam cegas para os seus defeitos! Elas simplesmente preferem guardar os defeitos dentro de quatro paredes e exaltar as qualidades. Se ela critica o seu parceiro é porque está muito magoada e ferida. Quando estão apaixonadas, as mulheres deste signo costumam falar dos amados grande parte do tempo.
Há duas formas distintas pelas quais costumam agir quando estão apaixonadas. Na primeira, ela é tímida, delicada e feminina. Na segunda, é mais ardente, directa e agressiva. Nestas alturas fará tudo para conquistar o seu homem, não medindo esforços para agarrá-lo. Esqueça menina tímida e comportada quando ela resolve atacar. Ela vai parecer mais uma leonina do que uma nativa de um signo da lua.
Existem algumas coisas que jamais devemos fazer: odeia ser criticada, fica profundamente magoada com a ingratidão e não suporta ser repelida. Tem uma natureza basicamente tímida e receia não ser aceite pelos outros. As feridas criadas por um amor que acabou podem deixá-la tão deprimida que levará anos a esquecer totalmente o que aconteceu. É sensível e amável mas não gosta de muito de falar sobre os seus sentimentos, fechando-se para não ser atingida no seu lado mais frágil. Como sonha com o protótipo do amor eterno, nunca será capaz de terminar uma relação afectiva e tornar-se-á uma mulher amarga e triste. Esta mulher entrega-se por completo, dedica todo o seu amor sem limites, faz qualquer sacrifício para ficar ao lado de quem ama, e não suporta a dor de uma perda sem sentir que acabou de perder uma parte de si. Não leia o seu diário ou vasculhe as suas coisas em busca de segredos. Ela gosta de guardar segredos e não é muito de fazer confissões. Para ela, segredos são segredos e não devem ser mostrados. Para tirá-la do sério, basta invadir a sua intimidade.
É muito ciumenta e possessiva. Nunca brinque com seus sentimentos se quiser viver em harmonia e não ganhar uma inimiga. Apesar de parecer inofensiva, pode ser muito pior que a mulher do signo Escorpião quando se sente traída! Ela pode perdoar muitas coisas, mas a traição não é uma delas. Todo aquele amor morre e se transforma em ódio da noite para o dia! Esta mulher quase sempre costuma preparar-se para o pior: se o dia está claro, ela já imagina se uma tempestade está por chegar. Preocupantes são também as suas crises de depressão. Pode ser linda e maravilhosa, ter um rosto e um corpo fantásticos, mas mesmo assim não será raro presenciar uma de suas crises onde se julga gorda e velha! Quando as coisas não acontecem como quer, pode derramar rios de lágrimas, mas a sua atitude mais comum é cruzar os braços e aguardar que as coisas voltem ao normal.
A paciência é uma das suas virtudes mais admiráveis. Porém, se a sua depressão for muito profunda, tem que arranjar maneira de a tirar do buraco. Se palavras de carinho e incentivo não resultarem, experimente dar um berro ou um murro na mesa… verá que reage! É provável que fique com raiva o dia todo, mas é melhor do que vê-la amuada durante todo um ciclo da lua minguante! Mas não se deixe enganar por esta mulher que muitas vezes parece ser frágil e carente. Sabe cuidar muito bem de si mesma e pode ser tão forte e determinada quanto uma mulher do signo Carneiro! A mulher nativa deste signo nunca é fraca, mas gosta de fazer um papel de donzela. No fundo é uma guerreira e uma vencedora nos momentos em que tem que enfrentar o mundo! Muitas pessoas que pensam que podem vencê-la facilmente acabam tendo uma péssima surpresa ao deparar-se com uma mulher fria, forte e determinada! Se joga é para ganhar! Jamais se deixará abater quando as coisas ficarem realmente más e parecerá mais um rochedo do que uma donzela frágil. Se algo ameaçar os filhos ou aqueles de quem ama, ficará uma fera pronta a enfrentar o mundo!
O seu afecto e compreensão sempre serão a força revigorante que todos precisam quando estiverem deprimidos ou fracos. Ela sabe como ninguém levantar o moral de alguém, pois conhece todos os caminhos que levam à alma.São muito dedicadas aos parceiros e à família. São apaixonadas e amorosas. Gostam de os mimar e de os tratar com muito carinho. Outra coisa que as nativas deste signo possuem é magnetismo, uma beleza que enfeitiça o mais duro coração.
Costumam ser belas por natureza sem precisar de muitos artifícios ou truques femininos. Por mais bonita que seja, o seu rosto sempre será mais evidente do que o corpo porque irradia imensa luz. Por ser um signo de água e regida pela lua, sempre ficará mais bela sob os raios da lua cheia. Quando um homem fala sobre a sua beleza, nunca saberá explicar se é exterior ou interior. Afinal, o que pode ser mais belo, um corpo deslumbrante ou uma alma de Deusa? Quando estão apaixonadas entregam-se por completo e não sabem o que são limites.
O signo Caranguejo tem como parte do corpo mais sensível o peito e a mulher deste signo gosta particularmente de ser acariciada nesta zona. Como precisa de se sentir segura, qualquer toque deve ser forte e firme, transmitindo-lhe confiança, mas sem a magoar. Ela gosta de grandes manifestações de amor. É uma das mais refinadas, sensuais e sonhadoras. Extremamente versátil, é difícil de conquistar. Adora ser repleta de presentes, flores e atendimentos.Um conselho: mima-a e se fundirá. Por isso encha-a de carícias, abraços e beijos cheios de ternura. Partilhar alimentos durante a relação sexual ou depois de fazer amor com a pessoa amada também é altamente erótico para estas mulheres. Um jantar romântico é uma boa forma de aproximação para este signo, que precisa de confiar na outra pessoa antes de se entregar à paixão.
Cuide dela e nunca se esqueça de datas memoráveis, principalmente as que ela considera importantes, como o dia em que se conheceram e quando deram o primeiro beijo, o dia em que a pediu em casamento. Depois de abraços comovidos, ela vai trazer um leitinho quente, biscoitos e vai dar-lhe um beijo na cabeça, só para dormir melhor. Não estará só a conquistar uma Mulher meiga e carinhosa: estará a arranjar uma segunda mãe. Pode ser fascinante ser companheiro de uma Mulher tão doce. É a nora que a sua mãe pediu... Primeiro porque ela vai cuidar de si como um filho. Segundo, porque ela vai tentar cozinhar como a sua mãe fazia antigamente. Terceiro, porque ela vai concordar com a sua mãe quando esta diz que precisa descansar mais, alimentar-se melhor... Não é necessariamente aquela figura materna e doméstica, tão conhecida das histórias infantis. Prefere antes o empenho social que a vida mundana. Odeia a vulgaridade. Pode ser mesmo uma mãe possessiva, manipuladora, ambiciosa e até autoritária. Protege quem ama, mantendo todos sob os seus cuidados. E ai daqueles que tentem fugir! Quando sente o seu lar ameaçado, mostra imediatamente as suas garras ao mundo e pode mesmo ser bastante agressiva e crítica. Para a nativa deste signo, todos os sentimentos são grandiosos e ela é capaz de amar e odiar com a mesma intensidade. Era óptimo que conseguisse expandir a sua criatividade e sensibilidade além das quatro paredes de um lar, seria então menos possessiva, tornando-se por isso mais sábia e conselheira.
Nas relações afectivas as mulheres de caranguejo têm que aprender a controlar o seu lado um pouco masoquista. Gostam de sofrer por antecipação e se arranjarem um sofrimento real podem achar piada alimentá-lo. Por isso mesmo é que muitas vezes se envolvem em situações repetidas e vivem as suas relações sentimentais na base do “vira o disco e toca o mesmo”, e metem-se em relações que, por experiência própria, já deveriam saber que não teriam chance de dar certo. Como é um bocado passiva pode esperar que sejam os outros a tomarem as decisões por si e até podem decidir os seus destinos que elas não se importam. Precisa muito da aprovação alheia e por essa razão muitas vezes passa despercebida, pois não gosta de chamar as atenções ou despertar discussões.
A Lua é um "planeta" nitidamente feminino; portanto, é neste sexo que as características do signo se encontram mais acentuadas. A sensibilidade da canceriana é realmente agradável: poética, romântica, imaginativa; são laços realmente fascinantes que a muitos homens enlaçam. O seu perfume é delicado, feminino. Prefere os tons pastéis, o branco, o lilás, o rosa. Os cabelos são femininamente longos e, sempre que possível, terão cachos ou ondulados.

Encara cada relacionamento amoroso como sendo para o resto da vida e vê em cada homem por quem se apaixona o grande amor da sua vida. No entanto, esta ilusão faz com que sofra inúmeras desilusões amorosas, uma vez que é muito difícil um homem corresponder às suas ambiciosas expectativas amorosas. Por muito afecto que receba, a mulher Caranguejo espera sempre mais. Isto afecta muito um caranguejo porém, a única maneira de não se desiludir é não se iludir. É dramático brincar com os sentimentos desta mulher, pois ela amará, honrará e obedecerá numa devoção sem igual ao seu amado.



O seu beijo...

“É o beijo conto-de-fadas: faz-te feliz para sempre."

Mais activo que passivo, o Caranguejo prefere deixar a iniciativa ao parceiro, deixando-o ditar as regras do jogo. É um beijo romântico, terno, carinhoso, colocando a sua própria alma no acto de beijar. No momento em que os seus lábios se unem à pessoa amada, traduz o mais puro romantismo e faz desta carícia uma verdadeira declaração de amor. É afectuoso, demorado e quente, o beijo é para eles uma forma sublime de demonstrar o amor. São mais emotivos e sensíveis do que podem aparentar. Quando está muito envolvido gosta de beijar ardentemente. Conquiste-o, enchendo-o de beijos suaves e bem românticos. Transmitem uma certa ingenuidade, e ao beijar procuram provocar mil sensações.

O beijo da Água
Os nativos de signos do Elemento Água reflectem no seu beijo toda a emoção e sensibilidade que os caracteriza. Vivem cada beijo como uma experiência única de fusão com a outra pessoa, e procuram adivinhar o que ela sente e entrarem em total sintonia com ela através do beijo. São intuitivos, emotivos, sensuais e muito envolventes. O terno Caranguejo é romântico e precisa de sentir-se emocionalmente seguro com a pessoa que beija para se entregar sem reservas à emoção desse momento. Escorpião, por outro lado, cativa a outra pessoa num beijo irresistível, quase hipnótico, possessivo e sedutor. Para Peixes o beijo é uma experiência quase mística, pois é um gesto de grande intimidade com a outra pessoa, e por isso só beija alguém com quem se sente profundamente envolvido.

Perfil Profissional
Estes nativos têm uma grande capacidade de liderança e de trabalhar em equipa. São extremamente trabalhadores e muito dedicados. Ao fazerem um bom trabalho, acham que vão conquistar o mundo! Por isso, a todos os que trabalham com Caranguejos, tenham cuidado porque eles afiam as garras sempre que perceberem que alguém os está a atrapalhar. Só são felizes se sentirem que no trabalho são necessários, úteis e valorizados. São óptimos professores, médicos ou farmacêuticos.
Gostam de receber e proteger. Destaca-se principalmente em trabalhos onde o lado sonhador é aproveitado. História é um campo privilegiado para Caranguejo, assim como a arquitetura, psicologia, decoração, hotelaria e gastronomia. São trabalhadores estáveis e extremamente confiáveis. Outras profissões ideiais: comediante, fotógrafo, fisioterapeuta, educador infantil, pediatra, professor, arqueólogo, astrólogo, antiquário, enfermeiro, músico, poeta, político, religioso ou veterinário. É muito carinhoso e sensível, mostra-se sempre disponível para ajudar os outros.
Costuma envolver-se em empresas cujos sócios sejam membros da família. A sua actividade deve exigir passividade e oportunidade para receber elogios.O patrão Caranguejo é benevolente para com os empregados, no entanto não é o tipo indicado para a chefia pois é tendencioso. Como colega de trabalho, mostra-se compreensivo e amoroso, Pode contar sempre com ele quando esteja em apuros. É um empregado calmo, paciente e resistente. É disciplinado e cumpre o seu dever, embora a um ritmo lento. É tímido demais para exigir algo. Poderá depender deles para cumprir prazos e fazer o que for preciso: não se envolverão em brigas pelo poder nem se aborrecerão se alguém se antecipar a eles. São capazes de aceitar tal situação porque vêem-na simplesmente como um degrau a subir. A sua motivação é a segurança. Quanto mais tempo permanecem num emprego, mais reconhecimento financeiro desejam. Como não se querem preocupar sobre como se sustentarão amanhã, precisarão de uma posição estável e sem muito risco. O tipo mais sonhador é indisciplinado e abusa da confiança que depositam nele, podendo, se se envolver excessivamente os seus sonhos, não se fixar no mesmo emprego por muito tempo.
Pode eventualmente ficar deprimido. Durante esses períodos a produtividade tende a cair - assim como a de todos os demais no escritório. A tristeza deles pode ser tão profunda que a empresa toda é afectada. Para evitar que isso aconteça com frequência, os gerentes e colegas devem tentar fazer o ambiente de trabalho o mais familiar possível, mantendo-o acolhedor e amigável. Não os pressione para revelar os seus pensamentos mais íntimos - a sua tendência nesse ponto é ser reservado e discreto, e podem encarar esta intromissão como uma tentativa de perturbar a sua segurança. Preocupa-se muito facilmente; a sua relação com o dinheiro ajuda-os muitas vezes a libertarem-se se o puderem gastar.

Na Saúde...
Este signo rege o ventre e o tórax, evidenciando como pontos fracos os seios, o estômago, o ventre e o sistema digestivo. A prisão-de-ventre pode ser um problema constante neste nativo. É importante saber alimentar-se de forma adequada. As mulheres podem ter problemas no útero e nas trompas. O estômago está relacionado com o chakra do sentimento responsável pela percepção do papel da pessoa no universo. Isto tem relação directa com a germinação de uma semente – é preciso ter certeza do seu papel no todo maior: o universo. Tem igualmente tendência para problemas no fígado e distúrbios emocionais, como a depressão.
Estes nativos resolvem alguns dos seus problemas pessoais ou profissionais, de solidão ou tristeza, com a comida. Atenção, isto pode trazer problemas de excesso de peso. É preciso controlar as emoções e NUNCA se alimentar quando estiver zangado. Os nativos deste signo gostam de boa comida e, são em geral, bons cozinheiros. Quando se aborrece, o estômago é quem paga. A dieta ideal para o caranguejo é emagrecer com saúde. Deve evitar condimentos fortes, temperaturas extremas e as quantidades exageradas. Bebidas alcoólicas, nem pensar!
Sexo, para o Caranguejo, pode vir a ser uma forma de mudar os hábitos, renovar a forma de viver. Os olhos vagueiam mais que você; a curiosidade é saudável, mas quando não tem escolha, geralmente, dedica-se aos compromissos. Quando o amor não vai bem, então vira-se para a comida. E como o corpo tende a reter líquidos, um romance infeliz pode resultar num excesso de peso. Quando infeliz, come sem saborear; come apenas para compensar, e o problema de peso aumenta. Isso pode ser de certa forma um círculo vicioso; quando o amor azeda, a comida torna-se doce. Controle o apetite pois a moderação é a saída. Se liga sexo à família, ao lar e à vida familiar, no ponto de vista do Caranguejo, é um elo contínuo. Às vezes, isso é construtivo, outras vezes, pode enganar. Torna-se uma pessoa menos excitante, quando se prende à única atitude, que sexo deve estar ligado à família e ao lar. A área sexual é importante; mas no seu caso, há algumas lições óbvias. Sexo e reprodução não são, necessariamente, a mesma coisa. Para si, um elemento de mistério é necessário no prazer sexual. Abandone as noções sobre o que é ou não é necessário. Substitua pelo que é bom, prazeroso e satisfatório. Então terá uma boa aparência, sentir-se-á bem e estará bem.

A planta mais indicada é a Rumex alpinus, recomendada em casos de anemia, constipação e falta de apetite. Em infusão, fervem-se as suas raízes e toma-se como chá, embora seja desaconselhado em casos de gastrites. O chá de quebra-pedra também é usado para o signo.


Viagens e Casas...
Têm uma ligação muito particular com as lembranças e recordações e a fama de serem bons cozinheiros. A cozinha é geralmente bem aconchegante, cheia de potes de tempero e especiarias. Uma casa com pequenos detalhes, para torná-la aconchegante, faz parte das características da Água (Caranguejo, Escorpião e Peixes). Encontrará romantismo nos títulos dos CDs, dos livros, das fadas e duendes espalhados pela sala. As plantas escolhidas são geralmente pequenas, como as violetas, em vasos colocados nos cantos da casa. A sensibilidade é reforçada com rendas e sedas.
Os lugares com tradição e uma história própria atraem o caranguejo. Retornar aos locais onde passou a infância, a casa de campo da família ou da(o) melhor amiga(o) do colégio. Extremamente sensível ao ambiente e aos humores do lugar. O caranguejo leva muito tempo a digerir o que acontece à sua volta. As despedidas são sempre dolorosas. Partir é complicado para alguém que se habituou a apegar e a criar laços, deixar raízes por onde passa. Uma boa sugestão é visitar castelos e museus. Conhecer lugares onde se cultiva uma tradição, costumes do povo ou folclore. Festas regionais, civilizações antigas ou locais de forte tradição. Hotéis coloniais autênticos, castelos românticos, engenhos do século XVIII. Praias desertas. Casas de campo - quarto no sótão com tecto inclinado. Lugares onde o passado está presente. Para atender ao lado eternamente infantil de Caranguejo, não é desaconselhável uma viagem à Disneylândia.


O Pai do signo de Caranguejo
Este é o pai mais “galinha” do Zodíaco, quase um rival da mãe. Preocupado demais com os filhos, gosta de ser bonzinho. Este pai entende, conversa e troca afecto e carinho, a não ser que um terrível mau humor o encurrale. Fica em casa como um gato, evitando o contacto com o mundo externo. Contra essa nuvem perturbadora, só mesmo o carinho e a proximidade dos filhos. É difícil para um homem nascer com o Sol em caranguejo, pois o seu reinado é o mundo do afecto, da subjectividade e de tudo que foi colocado à ordem do feminino. Daí vêm as suas instabilidades. Sonhador, ele quer o melhor para a família e é capaz de se virar do avesso para chegar lá. Costuma gostar de história e de romances recheados. Importa-se com o que é dado e feito de coração.

A Mãe do signo de Caranguejo
Se há um signo que é responsável pelos mitos sobre a poderosa, doce, absorvente e carinhosa "Grande Mãe", este signo é Caranguejo. A mulher nativa deste signo vai até ao inferno pelos filhos. Corre sérios riscos de ter comportamentos controladores e morre de medo de ver os filhos partirem. Confidente, amiga e protectora do núcleo familiar, esta mãe conta histórias do tempo da sua avó, cozinha doces antigos e adora montar o álbum de fotos da família. Tudo isso para que seus filhos jamais se esqueçam de onde vieram e saibam para onde ir no futuro. Não é fácil ter uma canceriana como mãe, mas jamais a trocaria por outra. Como mãe, é muito dedicada, e por vezes exagerada. Para ela o mais importante é o ambiente familiar, resultando em demasiado carinho para com seus filhos; porém, pode haver casos em que um nativo deste signo case por pura 'conveniência', mas o que busca na realidade é a segurança, e nada mais que isso.

A Criança do signo de Caranguejo
A criança é fria e fechada, com um apego muito grande às coisas do passado. Apega-se facilmente aos avós ou parentes mais velhos. Tímida e insegura, precisa de carinho e muita atenção por parte dos pais e irmãos mais velhos. Isso revela um lado frágil, mas não se engane com isso, pois esta criança pode reagir a ponto de magoar quem a magoa. Adoram ser mimadas e precisam de protecção e segurança, escondendo as emoções e apenas mostram quando se sentem seguras. Não hesitam em lançar mão à chantagem emocional. Os pais devem ficar atentos a isso. Características negativas a serem corrigidas são apego ao passado, insegurança, repressão, susceptibilidade e chantagem.


"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos"
Antoine de Saint-Éxupery


Relacionamento com outros signos:
COM CARNEIRO: ambos ambiciosos, porém com metas diferentes; coincidem nas crises de manifestações violentas, pelo que se enfrentarão nas crises duras e quase impossíveis de superar se as explosões coincidirem. Caranguejo gosta de rever o passado, e jamais o esquece; já o inverso se passa com Carneiro; união difícil.
COM TOURO: ambos se sensibilizam com a Lua, de tal modo que a instabilidade é semelhante. São domésticos, sensuais, amorosos, amantes do conforto do lar, e juntos na vida podem desfrutar amplamente. O firme e assentado Touro pode dar apoio a Caranguejo. Dupla harmónica.
COM GÉMEOS: Caranguejo doméstico, Gémeos errante: dupla desigual. O volúvel Caranguejo não entende o mutável Gémeos, são díspares nos acontecimentos repentinos. Dupla um tanto difícil; é melhor que o geminiano seja a mulher.
COM CARANGUEJO: desacordos contínuos que podem ser superados por circunstâncias de educação e ambiente afins. Podem chegar a compreender-se mutuamente e ajudar-se nos projectos. Casal que pode prosperar.
COM LEÃO: o romantismo de Caranguejo e o seu estado passivo chocam com o orgulho de Leão; porém, apesar de tudo, se imperar o entendimento, serão um casal feliz, pois Leão encontrará a quem manejar.
COM VIRGEM: pode ser uma boa dupla: com o tempo a fantasia de Caranguejo pode mobilizar a roda analítica de Virgem, e ao mesmo tempo receber a seriedade deste. Virgem é um pouco frio para o idealismo e a ânsia de calor do canceriano.
COM BALANÇA relativamente difícil, já que Caranguejo é introvertido e Balança é aventureiro e de grande sentido de liberdade, de tal forma que pode fazer com que o pobre canceriano se sinta abandonado e este com a sua fértil imaginação, tornará tudo pior, acrescentando em tudo a corrosão dos seus ciúmes.
COM ESCORPIÃO: atraem-se especialmente no aspecto sexual; no entanto , Escorpião deve encher de ternura as relações, para que estas perdurem; ambos necessitam acabar com o defeito do "eu" possessivo e do "eu" ciumento, que consomem às duplas, formadas por estes dois signos. Se se redimirem dessas escórias, podem dar bons frutos.
COM SAGITÁRIO: união não conveniente, pois Sagitário é demasiado extrovertido para o circunspecto Caranguejo, a tal ponto que estes dois carácteres se diferenciem notavelmente.
COM CAPRICÓRNIO: podem-se harmonizar, se o propuserem, especialmente se Capricórnio se tornar um pouco mais romântico.
COM AQUÁRIO: dupla difícil; Aquário é dado a amizades, à extroversão, oposto à fixa circunspecção do Caranguejo; demasiada contrariedade de carácter.
COM PEIXES: boa união, pois ligam-se intimamente no romantismo, sensibilidade e amor ao lar. Entendem-se no sentimento e na emotividade.


Pedra Signo Caranguejo
Aos nascidos sob a signo do Caranguejo correspondem as seguintes pedras: a opala, a pérola branca, a «pedra lunar», a ágata verde/aventurina verde e a turquesa. Os nobres reflexos da opala dão harmonia ao espírito da mulher que a usa; parece perder o brilho na iminência de grandes desgraças ou doenças. A pedra lunar, de um branco azulado, dá sorte no amor, preserva das doenças mentais e inspira a fantasia e os belos sentimentos. Outra pedra é a pérola branca, com a sua luz delicada e translúcida, é o símbolo da pureza e tem a propriedade de inspirar nobres pensamentos. A ágata verde foi sempre considerada uma pedra mágica: atrai a admiração e a simpatia e possui efeitos calmantes para dores de estômago e rins. A turquesa favorece os namorados e beneficia também os jogadores (serve de talismã, sobretudo nos jogos de azar).

Pedras Protectoras
1º decanato: 21 a 30 de Junho - Safira
2º decanato: 1 a 10 de Julho - Argentina
3º decanato: 11 a 23 de Julho – Esmeralda

Uma prenda para o nativo de Caranguejo
É dos signos mais práticos do Zodíaco. Só dá valor às coisas que têm uma utilidade quotidiana e que não fazem parte dos luxos. O único luxo que o Caranguejo pode ter, oferece a si próprio. Tendo gostos muito definidos, é difícil acertar na prenda certa. Por isso mãos à obra, ofereça-lhe aquilo que toda a gente necessita no quotidiano: um perfume, um cinto, uma mala. Não se lance em prendas mais arrojadas, deve conhecer esse Caranguejo muito bem, intimamente, para lhe oferecer algo de mais pessoal. Ele não mostrará desagrado, no entanto colocará a sua prenda, de forma definitiva e nem se lembra que ela existe.

Simbologia
A associação da constelação de Caranguejo ao elemento Água remonta aos primórdios da Astrologia. Na Antiguidade acreditava-se que o Caranguejo era o primeiro Signo do Zodíaco, porque era através dele que a Vida tinha descido dos céus e entrado nos oceanos primitivos da Terra. Na Malásia, esta constelação era o “Primeiro e Único Caranguejo”, que viveu há muito tempo num buraco no fundo do mar, e era tão grande que as suas idas e vindas causavam marés. Os Caldeus associavam esta região do céu a um Caranguejo porque estes animais conseguem mover-se de lado e para trás, como o Sol parece fazer ao chegar ao Solstício. Provavelmente associado a uma crença semelhante, os Egípcios viam esta constelação como um escaravelho que empurrava o Sol através dos céus. Alguns filósofos da Antiguidade referiram-se a Caranguejo como as “Portas do Homem”, por onde desciam à Terra as almas que deveriam encarnar. Finalmente, há uma lenda que é comum a várias culturas: quando todos os planetas se encontrarem em Caranguejo, o mundo terminará com uma inundação devastadora.

Mitologia Grega
Hércules foi um dos heróis mais famosos da Antiguidade, fruto de um amor vivido durante três longas noites entre Alcmena e Júpiter. A mãe do herói, recém-casada com Anfitrião, não aceitava a consumação do seu casamento enquanto o seu legítimo esposo não vingasse os assassinos dos seus irmãos. Anfitrião saiu da cidade para realizar o desejo da mulher e assim cumpriu a promessa que tinha feito à amada. Entretanto, Júpiter, possuído pelo amor que sentia por Alcmena, armou um plano para possuir a jovem, antes que o seu esposo voltasse. Assumiu as feições do marido vitorioso e pediu que o Deus Apolo deixasse de percorrer o Céu no seu carro luminoso durante três dias, para que fosse sempre de noite enquanto ele estava com Alcmena. Sem se dar conta, Alcmena estava a gerar, nesta união, o maior herói que a Grécia viria a conhecer. Depressa esta história percorreu toda a Grécia, irritando ainda mais a Deusa Juno, esposa legítima de Júpiter, que odiava profundamente todas as suas rivais e os filhos gerados entre elas e Júpiter. A ciumenta soberana perseguiu Hércules mesmo antes deste nascer, quando apressou o nascimento do seu primo, Euristeu, para que este fosse o herdeiro dos reinos de Micenas, Tirinto e Midéia. O pequeno Hércules depressa revelou com uma força extraordinária e, ainda bebé, precisou de se livrar das artimanhas da deusa, ao estrangular duas serpentes colocadas pela soberana ao lado do berço. Hércules cresceu e atingiu os três metros de altura aos dezoito anos de idade. Conquistou Tebas e ganhou a mão da filha do rei Creonte, Mégara, da qual teve oito filhos. A Deusa Juno, no entanto, sempre em busca da vingança mais sórdida contra o herói, atormentou-o até o lançar numa loucura completa, fazendo com que Hércules matasse os seus próprios filhos com flechas e os lançasse ao fogo. Para se purificar de tão perverso crime, Hércules consultou o Oráculo de Apolo, que o aconselhou a servir por doze anos o desprezível Euristeu, conhecido pela sua extrema covardia. Se vencesse, conquistaria a imortalidade. O Mito do signo Caranguejo está relacionado com o segundo trabalho inventado por Euristeu, depois de Hércules ter vencido a primeira tarefa, que consistia em matar o terrível Leão do povoado de Neméia. Desta vez, o herói teria de enfrentar a assustadora Hidra, uma serpente monstruosa com nove cabeças, sendo a do centro imortal, criada pela Deusa Juno a fim de testar as capacidades do herói. A criatura vivia num pântano no povoado de Lerna, causando horror aos animais e moradores da região; o seu bafo era tão horrível que matava à distância. A Hidra de Lerna ainda possuía um último trunfo: o seu veneno era tão potente que o simples toque já causava a morte. Guiado pelo seu sobrinho, Iolau, Hércules iniciou o combate contra o monstro cortando as suas cabeças mas, para sua surpresa, quando cortava uma, outras duas nasciam no seu lugar. Iolau ajudou-o e logo após a extirpação de uma cabeça, cauterizava o ferimento impedindo que dali surgissem mais duas. A cabeça imortal da Hidra foi cortada e enterrada sob um enorme rochedo. Quando estavam prestes a vencer o horrendo monstro, Juno enviou um caranguejo para o local da batalha, que mordeu o pé do Hércules. Este pequeno incidente quase custou a batalha ao herói. De imediato, o herói esmagou o bicho, fazendo-o em pedaços. Mesmo com a interferência de Juno, Hércules venceu a Hidra de Lerna e preparou-se para enfrentar as outras dez provas que lhe cabiam. Juno reuniu então as partes do caranguejo e elevou-o ao céu, homenegeando a lealdade e coragem do Caranguejo. O pequeno animal passou a formar a Constelação de Caranguejo.Existem várias explicações para o facto de a constelação de Caranguejo ser constituída por estrelas pouco brilhantes: o Caranguejo ficou demasiado desfigurado no confronto com Hércules, ou talvez Hera lhe tenha tirado a luminosidade como castigo pela derrota.



Eis alguns nativos de Caranguejo famosos:
Ana Paula Arósio
Dalai Lama
Ernest Hemingway
Michelle Rodriguez
George W. Bush
Georgio Armani
Isabeli Fontana
Ambrose Bierce
Heidi Klum
Jade Barbosa
Gilberto Gil
Tobey Maguire
Hermeto Pascoal
Ingmar Bergman
Jason Mraz
João Guimarães Rosa
Mike Tyson
Grazielli Massafera
Nelson Mandela
Pablo Neruda
Princesa Diana
Raul Seixas
Santos Dumont
Sylvester Stallone
Tom Cruise
Tom Hanks
Courtney Love
Kevin Bacon
Richie Sambora
Moniartes
Misako
Pedro Silva
Otto
Fernanda Lima
Nicole Kidman
Katsumi Honda
Jean-Paul Sartre
Meryl Stree
Marisa Monte
Jimmie Walker
Pamela Anderson
Alfred Kinsey
Courtney Love
Cindy Lauper
Missy Elliot
Harrison Ford
George Michael
Joaquim Manuel de Macedo
Michele Lee
Nicole Scherzinger
Serena Williams
Geraldo Rivera
Machado de Assis
Anjelica Huston
Betty Lago
Ginger Rogers
Venus Williams
Jane Russell
Vladimir Maiakóvski
Hermann Hesse
Lindsay Lohan
Antoine de Saint-Exupéry
Aníbal Cavaco Silva
Liv Tyler
Gloria Stuart
Mitch Miller
Chris Rock
Daniel Radcliffe
50 Cent
Prince
Diana Chaves
Forest Whitaker
Brian May
Jessica Simpson
Lília Cabral
Vin Diesel
Lionel Messi
Carl Lewis
Marisa Cruz
Kaitlin Cullum
Carly Simon
Robin Williams
Gisele Bündchen
Johannes Gutenberg
Mel Brooks
Alexandre Herchcovitch
Dercy Gonçalves
Fafá de Belém
Calvin Coolidge
Teresa Guilherme
Hiroshi Abe
Prince William
Yuka Onishi
Helen Keller
Freddie Prinze
Selma Blair
Caroline Trentini
Edward VIII, King of England
June Carter
Franz Kafka
Kim Carnes
Sir Edmund Hillary
Alan Autry
Ashley Tisdale
Samuel Rosa
Joe Satriani
Romana


Outras características:
Incensos: Cereja, camomila, cânfora, cereja, sândalo, eucalipto, gardénia, jacinto, jasmim, lilás, lotus, flor de lys, mirra, orquídea, rosa, baunilha, violeta e ylang-ylang
Sentido cósmico: O desabrochar da Natureza, a sensibilidade, o passado, a fecundidade, a popularidade, a democracia, a recordação, a maré, a família.
Acção patológica: Os problemas digestivos, a hipersecreção, as alternâncias de alta e baixa da energia, as tensões psíquicas.
Tendências favoráveis: O sentido da família, a afeição, a sensibilidade, a inspiração, o culto do passado, a memória dos factos e das datas.
Tendências desfavoráveis: A inércia, a apatia, a sensualidade, a preguiça, o pessimismo.
Sentido natural: A água, os mares, os oceanos, os lagos, os cristais, o vidro transparente, o calor.
Tendências da actividade: A história, as profissões do mar, guia turístico, viajante comercial, publicista, decorador, político, actuário.
Cores: Verde, azul, branco-pérola, cizento, branco.
Sentido: Gosto, psiquismo.
Hora: Crepúsculo, anoitecer
Dia da semana: Segunda-feira.
Animais: Gato, golfinho, rã, serpentes do mar, delfins, peixes, focas, vaca.
Plantas: Alga marinha, melão, salgueiro-chorão, salgueiro-prateado, lírios aquáticos, alface, junco, musgos.
Ervas e flores: Algas, cactos, lilás aquático, alface, maçã, tomilho, baunilha, milefólio, madeira de sândalo.
Pedras: Água marinha, pedra-de-lua, pérola, ametista, lazulite, turmalina azul.
Metais: Prata, mercúrio.
Perfume: leve e agradável, como o da água de flor de laranjeira.
Essências: Flores suave e óleos essenciais como a camomila, a mirra, cactos, jacintos, íris, jasmim.
Visualizações: Conchas, ondas, um lago resplandecente, nevoeiro.
Desportos: Nadar, mergulhar, andar de barco, patinar, desportos aquáticos.
Instrumentos musicais: Pratos, címbalos,cravo, metais ressonantes.
Lugares: O mar, riachos, docas, rios, lagos, ribeiros, poços, fontes, piscinas, banheiras, jacuzzis, ginásios, saunas, sítios com nevoeiro, navios, barcos, jangadas.
Rituais e pedidos: Cura física, objectivos divinatórios, purificação, psiquismo, sonhos, sono, amizades
Ferramentas rituais para a magia: Cálice, taça.
Colecção: de fotografias, de postais antigos ou de disfarces.
Tipos de magia: Adivinhação, auto-aperfeiçoamento, cura, espiritualidade.
Deusas pagãs: Afrodite, Tiamat, Mari.
Deuses pagãos: Neptuno, Poseidon, Manannan.
Espíritos elementais: Ondinas
Anjos: Gabriel, Abuzhar, Muriel, Phakiel.
Correspondências fisiológicas: Útero, seios, inconsciente, aparelho digestivo.
Orientação profissional: História, navegação, ginecologia, restaurador, hoteleiro.
Ambientes propícios: Maternidades, piscinas.
Ciências: História, genealogia, dietética..
Condimento: pepininho.
Artes: Folclore, artes populares, música, culinária, pantomina.
Objectos: camas, edredões, mantas, espelhos, pratos, panelas, potes.
Cidades: Manchester, Amesterdão, Cádiz, Veneza, Milão, Berna, Tunísia, Estocolmo.
Países: Holanda, Escócia, Turquia, Ilhas Maurício.


"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei a vós".
 São João, 13:34

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blog Nous Aeon está aberto a comentários. Deixa aqui o teu: