quinta-feira, 13 de outubro de 2011

10 tipos de pessoas problemáticas

Conviver com as pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, é difícil agradá-las, principalmente quando elas são difíceis, isto porque algumas delas possuem características ou traços de personalidade bem peculiares que acabam por as tornar problemáticas. Detectei 10 tipos de pessoas com as quais tive sérios problemas de relacionamento, isto porque, além de causar certos aborrecimentos, a constância e o agravamento destes problemas também me causaram abalos emocionais, em muitos casos até mesmo sendo um dos motivos para acabar uma amizade. Segue abaixo a lista de 10 tipos de pessoas que podem ser bem problemáticas, muitas vezes pessoas que atendem a mais que um perfil:
   


O ARROGANTE. Sou o melhor!

É aquela pessoa que não sabe pedir, só sabe mandar, é soberba, “Acha-se” a pessoa mais incrível do mundo, a mais sábia, a mais poderosa e isenta de todos os defeitos, Não aceita críticas, não reconhece erros, nunca reconsidera, o que está feito está feito, gosta de impor as suas verdades e quer que todos aceitem. É autoritária, por vezes rude ou agressiva e nunca aceita um “não” como resposta.

O PERSEGUIDO. Tenho a mania da perseguição.

É aquela pessoa que acredita que tudo que acontece de mal é por causa dela, Todas as palavras ditas são pensadas e ditas propositadamente para magoá-la, como se ela fosse o centro do universo. Interpreta mal tudo que é dito, levando sempre para o pior lado possível, além de associar tudo da pior forma. O mundo todo conspira contra ela.


O DRAMÁTICO SENSÍVEL. Choro por tudo.

É aquela pessoa tão sensível, tão delicada que parece que vai partir-se à mínima coisa. Não podes dizer-lhe nada que chora logo ou fica irritadíssima contigo, fica magoada com quase tudo que dizes. Tem dificuldade em aceitar a opinião dos outros, principalmente críticas. É necessário ter o máximo de cuidado com este tipo de pessoa, pois qualquer coisa é fatal. Será sempre preciso explicares o que realmente  quiseste dizer para que não te interprete mal, por mais óbvio que possa parecer.

  
O OSCILANTE TEMPERAMENTAL. Hoje amo-te, amanhã odeio-te.

É aquela pessoa que oscila demasiado nas relações. Trata-te conforme o seu humor: hoje trata-te bem se está bem, amanhã trata-te mal, se está mal. É normal as pessoas sofrerem de instabilidades de humor, mas neste caso é diferente. A pessoa problemática  costuma descarregar nos outros tudo que acontece com ela. Às vezes reconhece que te magoou, pede-te desculpa, diz que te ama, mas amanhã repete tudo novamente, como se nada tivesse acontecido.


O GRITADOR. Grito até me ouvires.

É aquela pessoa que não sabe pedir com educação. Grita por tudo e por nada, até ser ouvida. É capaz de aumentar o volume de voz só p'ra ver se consegue ser atendida rapidamente.


O RECLAMADOR DE PLANTÃO. Reclamo de tudo

É aquela pessoa que não faz outra coisa na vida a não ser reclamar. Tudo está mal, nada dá certo,  e toda a gente é feliz menos ela. Uma coisa é desabafar, outra é afundar os outros só p'ra dizer o quanto a vida é injusta. O pior mesmo é quando compara a vida dela com a nossa e diz coisas do tipo: “Tu é que és feliz”, “Se eu tivesse a tua sorte...”. O reclamador é constantemente pessimista em relação a si próprio. Usa-te apenas para sublinhar que é a pessoa mais infeliz do mundo.


O CIUMENTO. Quero toda a tua atenção para mim!

É aquela pessoa que não suporta ver-te ao lado de ninguém,. Se deres atenção aos outros mais do que a ela, aborrece-se, e é até mesmo capaz de morrer de tristeza ou de ódio por ti. Chora, faz birras, chantagem, fica irritada, grita, enfim, faz tudo para chamar a tua atenção e para que saibas que não foste o melhor dos amigos...

  
O URGENTE. Quero tudo e agora!

É aquela pessoa que detesta ter de esperar. Pede algo e quer de imediato! O objectivo dela, seja o que for, é conseguir o que ela quer ou, caso contrário, terás um inimigo para o resto da vida.


O SURDO SOCIAL. Só eu é que posso falar!

É aquela pessoa que não te dá a mínima hipótese de falar. Não ouve aquilo que dizes e a conversa dela é mais um monólogo que outra coisa. Fala, fala, fala, sem parar, só te deixando tempo para ouvires. Ignora-te assim que tentes falar. O universo dela é a única pauta da conversa entre vocês. Uma pessoa que não sabe ouvir os outros geralmente tem muita dificuldade em manter relacionamentos duradouros porque nem toda a gente gosta de não ser ouvido.

  
O FALSO INTERESSEIRO. Quero sempre contar contigo!

É aquela pessoa que se aproxima de ti por puro interesse, talvez por te achar inteligente, que sabes algumas coisas úteis ou que ela não sabe, ou que conheces muita gente que ela não conhece, por te achar uma boa ouvinte, ou até outras virtudes que, podem de certa forma,  favorecê-la. A partir daí pensa que estar perto de ti é útil. Mantém contacto contigo baseado no interesse e quando ela pede demasiado, quase nunca interage contigo, não sabe quase nada àcerca da tua vida, mas quando ela precisa, chama-te de certeza. A amizade não significa troca, é exclusividade. És amigo se fizeres alguma coisa. No dia em que não fizeres, por algum motivo, já não serves mais para nada, ou seja, para agradar este perfil é preciso estar sempre disponível: pouco importa se podes ou não. Ela quer mesmo é ter aquilo que quer ,na altura que bem entende. O pior é quando também é  um reclamador de plantão, surdo social ou ciumento...



[baseado em http://www.escritosideologicos.com/]

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blog Nous Aeon está aberto a comentários. Deixa aqui o teu: