quarta-feira, 27 de julho de 2011

Efeito similar a drogas explica gula por comidas gordurosas

08/07/2011

Ao que parece, a gordura contida em alimentos como batatas fritas desencadeia um mecanismo biológico de gula no organismo que actua de modo similar aos efeitos da cannabis. Os dados resultam de um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Califórnia.
Esta pesquisa descobriu que os ratos utilizados como cobaias no estudo, quando provaram comidas com gordura, começaram a produzir substâncias químicas conhecidas como endocanabinóides, uma espécie de lípidos biologicamente activos, que exercem um efeito semelhante ao da cannabis sobre o indivíduo.
O processo, relata a pesquisa, tem início na língua, onde as gorduras contidas no alimento geram um sinal que viaja do cérebro, através de um feixe de nervos conhecido, o nervo vago, para o intestino. Lá, ocorre um estímulo na produção de endocanabionóides, e a substância provoca uma onda de activação celular, que induz à ingestão desenfreada de alimentos gordurosos.

«Sabemos que comidas gordurosas podem ter um bom sabor, mas os mecanismo moleculares e sinais por trás dessa resposta eram desconhecidos. Agora sabemos que comidas gordurosas geram um sinal na língua que leva o intestino delgado a produzir as substâncias químicas conhecidas como a cannabis natural do corpo humano, que induzem ao consumo de gordura», afirma Daniele Piomelli, que comandou o trabalho.

A pesquisa pode indicar novos caminhos na luta para conter a obesidade e outras doenças, segundo os cientistas envolvidos no estudo.

A ampla disponibilidade de alimentos gordurosos em países industrializados é considerada um factor determinante para condições como a obesidade, diabetes, cancro e doenças cardiovasculares.

O estudo sugere que pode ser possível conter a compulsão de se comer alimentos gordurosos ao obstruir a actividade endocanabinóide, através da utilização de medicamentos que bloqueiam a acção desses lípidos. Como os fármacos de bloqueio não precisam de penetrar o cérebro, estas não causariam efeitos colaterais, como ansiedade e depressão, que surgem quando a acção endocanabinóide é bloqueada no cérebro, conta Piomelli.
 
Fonte: Diário Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blog Nous Aeon está aberto a comentários. Deixa aqui o teu: